A partir do sonho de criar oportunidades educacionais para quem não dispõe de condições sociais e econômicas suficientes, um grupo de servidores públicos decidiu se unir. Em outubro de 2005, aconteceu a primeira seleção do projeto e os candidatos foram buscados entre os jovens que haviam obtido medalhas na OBMEP – Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas.
Durante todo o ano de 2006, dois jovens dedicados ao conhecimento se tornaram os primeiros oportunizados. Acolhidos pelo projeto, eles receberam bolsas integrais de estudo com todo o apoio didático, psicológico e financeiro necessário para o alcance das suas metas estudantis.
De lá para cá, dezenas de novos oportunizados foram selecionados. Mais do que sonhos, víamos novas realidades. Dessa forma, a formalização tornou-se natural. Em fevereiro de 2009, já apresentando resultados expressivos, o projeto deu lugar à Associação Oportunize.
Ao grupo de amigos que fomentava a inclusão social e digital por meio da democratização do ensino, juntaram-se profissionais liberais dos mais variados ramos, além de empresas patrocinadoras e instituições apoiadoras. Sucesso que busca abrir portas para cada vez mais estudantes que sonham e querem crescer.

Bolsas integrais de estudos
Aos oportunizados, concedemos tudo que for necessário para o efetivo aproveitamento da oportunidade que está sendo ofertada. Assim, seja qual for o curso pretendido pelo candidato, a Associação Oportunize se compromete a arcar com todos os custos de acordo com a realidade financeira do estudante.
A seleção ocorre em até 4 etapas seletivas, todas eliminatórias, sendo os candidatos informados dos resultados de cada fase unicamente pelas listas que são divulgadas no site e nas mídias sociais da Associação Oportunize.
- 1 Formulário de Inscrição
-
2
Prova de Conhecimentos*
* etapa necessária para alguns cursos específicos
(ver temas) - 3 Entrevistas Individuais
- 4 Testes Psicológicos
O número de candidatos selecionados variará a cada ano de acordo com os resultados obtidos nas etapas seletivas, o valor do investimento necessário para cada bolsa integral a ser ofertada e os recursos financeiros disponíveis.